SE: O tempo de Deus

By 14 de setembro de 2016Relacionamento

O TEMPO DE DEUS

Você sabia que Deus tem um tempo para tudo?

Todos nós esperamos algo e queremos viver os sonhos de Deus para nós. Mas quase sempre queremos que tudo aconteça agora, hoje. Somos imediatistas e não queremos deixar para depois. Fazemos parte da geração fast-food que esperar mais do que três minutos por algo é tempo demais. Mas o que não entendemos é que o nosso tempo é totalmente diferente daquele que criou o tempo. É preciso parar de perguntar quando e começar a perguntar como eu posso crescer e ser desafiado na espera.

A tendência de querer saber tudo o que acontece na nossa vida pode acabar nos prejudicando e fazendo errar. Somos limitados no pensar e NUNCA vamos entender a grandeza e a complexidade do Criador de todas as coisas. Salomão, um dos homens mais sábios que existiu não chegou nem perto de desvendar toda a grandeza de Deus, quanto mais você e eu. Houve um momento na minha vida que eu queria saber as respostas para todas as perguntas que afligiam, mas quanto mais pensava, mais entendia que estava muito longe de descobrir.

Em Eclesiastes 3  diz que Deus já preparou um tempo certo para todas as coisas. TODAS, não algumas… TODAS! Quando entendi que todas as áreas da minha vida estavam incluídas nesse pacote, eu consegui descansar e curtir essa jornada que chamo de “tempo de espera”. Mas o tempo de espera não diz respeito apenas a área sentimental. Todos nós estamos esperando alguma coisa e esse processo se encaixa em todas as áreas.

Salomão escreve que na vida existe um tempo certo para tudo. Entender isso foi libertador para mim. Muitas vezes eu achava que não podia sentir o que estava sentindo porque era errado ou egoísta. Se estava com raiva ou chateada com alguém, acreditava que era errado sentir aquilo. Mas quando entendi que até para ficar com raiva existe um tempo, comecei a viver mais leve. Mas quero deixar claro que esse tempo é passageiro e não deve durar para sempre. É só um momento para absorver e entender as coisas. E durante esse tempo específico que vivemos, Deus nos molda e transforma. Tudo em amor, com tempo e no tempo.

Nós nunca vamos compreender completamente o que Deus faz, mas precisamos entender que Ele pôs tudo no seu devido lugar e no tempo certo. E durante a caminhada de espera, vamos conhecendo uma nova faceta do caráter de Deus todos os dias e vamos nos descobrindo Nele. Já parou para pensar que se todas as coisas já tivessem sido reveladas, essa caminhada de descobrimento não seria prazerosa e não teria tanta graça?

Eu sei que esperar o tempo certo de Deus não é fácil. Mas você pode enxergar essa etapa de uma forma boa ou ruim. Pode entender que durante essa espera Deus está trabalhando em você ou pode reclamar achando que está demorando demais. Tudo depende de como você encara esse momento. Por muito tempo eu achei que conseguia sozinha e que o tempo de Deus deveria se encaixar no meu. Afinal, “eu sei o que é bom para mim”, pensava. Mas com isso, eu só quebrei a cara e me frustrei. A partir do momento que entendi que viver essa espera era conhecer mais de Deus e consequentemente conhecer mais quem eu sou, eu comecei a viver a vida mais leve e entender que se eu estava passando por esse processo, era porque precisava. Quem mais do que Deus sabe cuidar de mim?

Eu sempre achei que um relacionamento iria me preencher e por isso era muito difícil para mim ficar sozinha. Mas houve um momento na minha vida que eu cansei de dar voltas e não sair do lugar. Foi aí que eu entendi que era tempo de esperar em Deus. Muitas pessoas confundem esse tempo de espera EM Deus achando que estão esperando por alguém. Eu não acredito nisso. Não acredito porque quando esperamos por alguém, nós cansamos. Mas quando esperamos em Deus somos renovados (Isaías 40:31). Quando esperamos em Deus somos moldados, desenvolvemos os frutos do espírito e crescemos. Esperar em Deus não é ficar parado no mesmo lugar esperando alguém cair do céu. “Esperar em Deus é caminhar”, é trilhar um trajeto de esperança lado a lado daquele que nos criou.

Mas quanto tempo dura a espera pelo tempo certo de Deus? Não sei. Mais uma vez, não existe fórmula mágica ou tempo específico. Dizer que existe, é limitar um Deus grande demais. É colocar em uma caixinha alguém que a mente humana nunca vai conseguir explicar. O tempo de Deus para você é diferente do tempo de Deus para outra pessoa. Não se compare! Apenas trilhe esse caminho lindo que Ele preparou. E quando o tempo Dele chegar para aquilo que você está buscando, você vai saber.

Com carinho,

assinatura

 

Heart check:

– O que você está esperando em Deus?

– Como você está encarando esse tempo de espera?

– Quais os principais desafios que você tem enfrentado nesse tempo?

Vamos colocar em prática?

– Como Deus tem trabalho na sua vida nesse processo?

– Escreva três passos para encarar o tempo de espera melhor.

Join the discussion 4 Comentários

Gostou do post? Comenta aqui!